Chubakazubaka 0 Report post Posted January 27 Acompanho esse prêmio já faz um bom tempo, mais como leitor do que participante, e tenho a impressão de que o foco dele foi mudando aos poucos. Antes eu via muito destaque pra aumento de produtividade pura, e hoje parece que sustentabilidade e impacto social ganharam mais espaço. Pode ser só impressão minha, mas fiquei curioso. As prioridades do prêmio realmente mudaram ao longo dos anos? E se mudaram, foi por causa do contexto do agro ou da própria evolução da pesquisa? Share this post Link to post Share on other sites
alikprohor 0 Report post Posted January 28 Pelo que dá pra perceber acompanhando as edições, houve sim um ajuste natural de prioridades. A base continua sendo pesquisa de excelência com aplicação prática, mas o que se entende como “impacto” foi se ampliando. Questões como sustentabilidade, uso racional de recursos e adaptação climática passaram a pesar mais com o tempo, refletindo desafios atuais do setor. No https://premiofmv.com.br/ dá pra notar essa evolução olhando os perfis dos projetos reconhecidos. Não é que o prêmio mudou de ideia, ele foi acompanhando a realidade do campo e da ciência. Share this post Link to post Share on other sites
markbula24 0 Report post Posted January 28 Essas mudanças acabam sendo quase inevitáveis quando o contexto muda. A pesquisa responde a problemas reais, e esses problemas não são os mesmos de décadas atrás. Quando um reconhecimento acompanha essa transformação, ele ajuda a manter o diálogo entre ciência, produção e sociedade de forma mais equilibrada. Share this post Link to post Share on other sites